quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

A vida nas ruas¹

Tanto quanto pessoas passando fome, vivendo no desconforto e sujeitas às doenças trazidas pelas imundícies das ruas, são os animais que também vivem nas ruas, sujeitos aos mesmos problemas e sem direito de voz, sendo maltratados e desprezados. Não digo dos homens, que vivem encharcados de cachaça e que, em alguns casos, parecem loucos no cio. Digo dos animais domésticos, aqueles que recebem toda mordomia quando bem cuidados e amados, mas nenhum respeito quando soltos nos diversos ambientes urbanos; aqueles que quando "de raça" custam bem caro, mas se for "vira-lata" não possuem valor algum.

Os animais sentem fome, sede, choram, ficam alegres, adoecem, podem sofrer acidentes ao atravessarem uma rua, sentem dor e mostram-se satisfeitos quando algo os deixam bem e felizes. Eles são como nós, às vezes mais constituídos de humanidade, distinguindo-se de nós pelo instinto, pois normalmente temos consciência de nossas ações.

Existem instituições que visam proteger esses animais e que, após cuidarem de sua saúde, colocam para adoção. Muitos deles são encontrados com doenças tipo otite, sarna, câncer e tumores venéreos (adquiridos em relações sexuais, pois as cadelas também são violentadas sexualmente pelos cachorros), anemia, com fungos e carrapatos. Em sua maioria, encontram-se nos bairros periféricos, estando próximos às feiras de alimentos e pontos centrais de ônibus. Além disso, muitos são vítimas de atropelamento e por isso perdem os movimentos. Na foto ao lado, encontra-se Bob, um cachorro que foi pego por uma associação protetora dos animais e ganhou uma cadeira de rodas. Conta-se que quando ele percebeu que poderia andar normalmente, saiu disparado e comemorando o fato de poder caminhar como qualquer outro cachorro.

Uma história bem interessante nesta mesma associação é a de Angélica, uma cadelinha que foi encontrada após ter dado cria. Hoje ela desfila, linda e glamourosa, com variadas fitinhas coloridas no pescoço e todos adoram-na. Estas criaturas tão abençoadas por Deus quanto nós apenas querem solidariedade e respeito, porque não fazermos com eles o que não gostaríamos que fizessem conosco? Para contribuirmos de forma honrosa e poder de alguma forma cuidar destes animais tão carentes, pode-se adotá-los. Adotar é tomar para si aquele com quem se vai ter cuidado, carinho e atenção. Sem contar que ter um animal de estimação é também ter um amigo. Neste sentido, eu lhes garanto que a recíproca existe. Portanto, caros e caras leitoras, sejamos mais dados e tentemos olhar mais para o outro que não precisa ter necessariamente os mesmos requisitos que nós. Não importa se ele anda de quatro patas, o que importa é que ele respira, ama e sente igualzinho a você.



¹ Informações obtidas através do AMA (Associação Amiga dos Animais), existente em Vitória da Conquista na Bahia.

3 comentários:

Ítalo Bruno disse...

Se "pretinha" pudesse ler, de certo faria questão de retribuir todos os dengos de uma vida num so dia..rs.

Questões inquietantes naum faltam para serem melhoradas, mas pq a questão dos animais seria menos importante?, tens toda razão, ainda mais seres taum puros, que sofrem por causa de nós.

Muito legal essa fase de multiplas visões de mundo, deu um tempero, isso de naum saber o que vira no proximo post. (porem naum nos prive da pimenta de tuas poesias)

Ps.: quanto a escrita adorei as sacadinhas pra variar.

* "Eles são como nós, gente, às vezes mais constituído de humanidade do que o próprio ser humano." (Fecho brilhantemente o argumento de que os animais tem a mesma importancia do homem)

* "Hoje ela desfila, linda e glamourosa, com variadas fitinhas coloridas no pescoço e todos adoram-na. É a melhor amiga do homem." (So de ler isso achei a cachorra fofa)

* "Pra contribuirmos de forma honrosa e poder de alguma forma cuidar destes animais tão carentes, pode-se adotá-los. Adotar é tomar para si aquele com quem se vai ter cuidado, carinho e atenção. Sem contar que ter um animal de estimação é também ter um amigo e uma companhia. Neste sentido eu lhes garanto que a recíproca existe. Portanto, caros e caras leitoras, sejamos mais dados e tentemos olhar mais para o outro que não precisa ter necessariamente os mesmos requisitos que nós. Não importa se ele anda de quatro patas, o que importa é que ele respira, ama e sente igualzinho a você." (NÓ!!, perfeito, de tirar o folego, subistituio com perfeição o lance do "AJUDE"..rs, me surpreendeu)

* "Não digo dos cachorros homens, que vivem encharcados de cachaça e que, em alguns casos, parecem loucos no cio" (ai ai mocinha..rs, Sera q eu ja ouvi isso antes?..rs)

xero

Pablo disse...

"TROQUE SEU CACHORRO POR UMA CRIANÇA POBRE!"

Escorpyana disse...

Muitos "humanos" se acham melhores que os animais,ditos irracionais.Acho que os "irracionais'são bem melhores.Adote um animal,mas o faça com amor.tenha uma semana deliciosa,
beijussssssssssss

Copyright © 2014 | Design e C�digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo