quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Câncer de Mama [não é fácil, não!]

Estou me dispondo a escrever sobre um assunto que é bastante complicado e, também, pertinente em nossa sociedade. Sei que não tenho conhecimento suficiente para abordar um tema tão polêmico e, acima de tudo, ainda tão desconhecido. Mas nada que uma futucada na internet não resolva. Posso também não ter autoridade para tal, pelo fato de não ter sido acometida por esta doença, mas sou mulher e como este câncer acontece mais em mulheres (Sim, homens também podem ter câncer de mama, quando há casos na família!), é importante que, ao escrever para vocês, eu aprenda a respeito.

As mamas são glândulas cuja principal função é a produção de leite. O câncer ocorre quando suas células começam a se reproduzir muito rápido e desordenadamente. Segundo o site ABC da Saúde, a maioria dos casos acontece no acometimento das células dos ductos (que conduz o leite produzido para fora pelos mamilo) das mamas e denomina-se Carcinoma Ductal, podendo invadir ou não os tecidos que os envolvem. Há também o Carcinoma Lobular, que começa nos lóbulos (porções menores que compõem os seios) da mama e são considerados menos comuns, frequentemente acometem as duas mamas. Um câncer mais raro é o Carcinoma Inflamatório, esta compromete toda a mama e a deixa vermelha, inchada e quente.

Após falar sobre os tipos de câncer, quero dizer também sobre os fatores de risco. Alguns destes são modificáveis e, tomando os devidos cuidados, pode-se evitar as chances de desenvolver a doença. Terapia de reposição hormonal e anticoncepcional oral, quando tomados durante muito tempo, aumentam as possibilidades de vir a ter a doença devido ao aumento dos hormônios femininos estrogênio e progesterona. A exposição à irradiação, não ter filhos ou engravidar após os 35 anos e menstruar cedo ou parar de menstruar tarde também são considerados fatores de risco para um provável câncer nas mamas. No entanto, há algumas medicações que retardam a ação de tais hormônios, bem como a retirada do ovário (menopausa cirúrgica) - ambos os casos necessitam de intervenção médica. Além disso, a amamentação prolongada é mais uma das razões para redução dos riscos deste câncer. Este acontece com mais frequência em mulheres acima de 35 anos porque quanto maior a idade maiores os riscos. O mesmo acontece com aqueles que têm um histórico de pessoas que tiveram câncer na família.

Então, mulheres, mais do que falar deste câncer, quero que entendam o quanto é importante cuidar da saúde e, para isso, deve-se evitar o uso excessivo de álcool; controlar o peso, evitando a obesidade; e alimentar-se de forma saudável, sempre. Exercícios físicos também são essenciais.

O Cancer de Mama normalmente não dói e é facilmente dectado através do auto-exame, ou seja, através de um nódulo encontrado nas mamas após a mulher se apalpar. Além disso, ela pode notar uma assimetria em suas mamas, retração na pele ou um líquido sanguinolento saindo pelos mamilos, podendo ainda, em casos mais graves, perceber feridas com odores desagradáveis. Ao encontrar algum desses sintomas, é fundamental procurar o médico rapidamente para que ele faça os exames que auxiliarão na detecção da doença. O tratamento é definido a depender do caso, podendo retirar apenas o nódulo ou tendo que retirar a(s) mama(s) - tal como na imagem acima. Após a cirurgia, define-se o tratamento auxiliar adequado, podendo ser encaminhada para a radioterapia, quimioterapia ou hormonioterapia.

A detecção precoce é fundamental, então procure um médico ou faça o auto-exame mensalmente! O auto-exame é feito da seguinte maneira: em pé, frente ao espelho, observe o bico dos seios, a superfície e os contornos das mamas; levante os braços e veja se há alterações; deitada, apalpe com a mão direita o seio esquerdo e vice-versa, fazendo movimentos circulares e apertando levemente com a ponta dos dedos. Entendeu e viu como é fácil?! Na hora de dormir, não custa nada fazer isso ou, então, após o banho diante do espelho.

Com a internet, todos nós temos acesso a quaisquer tipos de informações. Então, vamos nos ater a elas e pesquisar bastante. Existem milhares de Campanhas contra o câncer de mama e a favor do auto-exame, além de diversas empresas que apoiam este bem. O dia 27 de Novembro se tornou o dia de Luta Contra o Câncer de Mama. Se cuidar é tudo! A saúde deve ser sempre a principal prioridade! Espero ter contribuído, de alguma forma, ou ao menos despertado em vocês o interesse pelo cuidado e prevenção. E se souberem de mais alguma coisa que não foi dita aqui, me escrevam (tanto em comentário quanto em e-mail), sou ouvidos e olhos.

5 comentários:

Anônimo disse...

Amiga, perfeito esse post, explicadinho...e sempre é bom relembrar a nós mulheres a fazermos o toque, e ir regularmente no ginecologista...!
Devenos sempre nos previnir, pq o Cancewr é uma doença maldita...que se não tratada no início...ele vai se infiltrando...
PARABENS lindeza
Beijocas MIL

sensualidade & Atualidade
www.dollyta.blogger.com.br

PSA. me fala qdo é teu niver, ai rola um funk...da LULU...rs

Escorpyana disse...

Olá,nós somos teimosos mesmo,sabemos muita coisa sobre como se prevenir mas não ligamos,sempre achamos que nunca vai acontecer.Tinha uma amiga que morreu a alguns meses de cancer de mama,era jovem não tinha nem 40 anos.Ela foi tratada mas não teve jeito,e olha que ela tinha um bom plano de saude.Imagine as pessoas que não tem com o pagar un plano como sofrem com a espera em hospitais publicos.O importante e o melhor e a prevençaõ,pra evitarmos tragédias maiores.Belo post.tenha uma semana deliciosa,
beijussssssss

Cadinho RoCo disse...

Nunca é demais publicação assim em que a prevenção surge como expediente pra lá de sensato não só no caso do cancer e mama como em absolutamente tudo que envolve a nossa saúde(homens e mulheres.
Cadinho RoCo

Pablo disse...

oi... só de passagem e pra deixar o endereço novo do blog...


bjo

Anônimo disse...

Desculpe-me por nâo estar visitando teu blog com a frequência que ele merece!


Mergulhado num novo projeto literário, logo logo voltarei a ser presente.


Abraços, flores, estrelas..

Copyright © 2014 | Design e C�digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo