sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Hits, Carnaval e Bahia [Uma retrospectiva em 2011]

Pensa em um povo criativo quando o assunto é se divertir. Pois é, ninguém se importa com letra de música nem em querer passar uma cultura do sou mais inteligente. Para o povo baiano, música é sinônimo de alegria e diversão garantida. E, para isso, basta uma melodia que agite e que proporcione uns bons passos e boas coreografias. Digo isso ao considerar o público em geral, a baianada que faz parte do caldeirão fervilhante do carnaval e de todas as festas populares. Como uma prova de que estou falando a verdade, nada mais comprobatório do que a escolha do Hit do Carnaval. Ano passado estavam, entre as selecionadas, músicas de todas as espécies vocabulares. Teve Leva Nóiz com a "Liga da Justiça", famosérrima em todo o Brasil tanto entre as crianças quanto entre os adultos. Até eu a dancei em pequenas festas com amigos e um casamento super luxo que fui, mas que não poderia deixar de tocá-la [Claro!]. A canção dizia  Liga da Justiça toda dominada, agora só tem uma saída! Foge! Foge Mulher Maravilha. Foge! Foge! Com Super-Man.
Leva Nóiz e a Liga da Justiça

É isso aí, Mulher Maravilha e Super-Man fugindo é coisa que nem existe, né gente? Mas mesmo assim é gostoso ouvir e dançar, afinal de contas, nem sempre música precisa ter lógica [Estou dando altas risadas escrevendo este texto!]. Além desta, Márcio Victor, que a escreveu, também compôs uma outra canção que concorreu ao mesmo prêmio e que já está na boca do povão. Diz aí se você já não ouviu, de longas décadas, o Toma negona, toma chupeta. Toma negona, na boca e na buchecha... Eita, lasqueira, e a negona tomava todas naquele ar promíscuo que o Carnaval lhe oferecia e o negão? Este se inebriava ao cantar a música diante de bundas e seios expostos [Apesar de não tão expostos quanto no RJ, onde mulheres belíssimas desfilam nuas e deixam os homens babando].

Reginho também fez o maior sucesso com sua  música "Vou Não, Quero Não" que, inclusive, teve direito à réplica "Vou Sim, Quero Sim" e à uma série de paródias. Salientando que todas elas diziam sobre o direito do homem sobre a mulher, da mulher sobre o homem, da mãe sobre a filha... enfim, um poderio tomou conta das mulheres e os homens adoraram a nova onda. Cantar Vou não, quero não, posso não, minha mulher não deixa, não. Não vou não, quero não era um máximo!
Parangolé em divulgação de música

Ainda temos a tal da "Tchbirabiron" [Sei lá que diacho é isso!]. O que importa é que a letra era fácil, cantava-se de qualquer jeito, até embriagado. Tem coisa melhor do que isso? Olha pra frente, pra frente. Cintura, cabeça, Tchubirabiron! Apesar do ritmo fácil e de ter sido escrita pelo grupo Parangolé, vencedores do Hits do Carnaval 2010 com Rebolation, eles não levaram a melhor no ano passado. 

Como não poderia faltar, temos as musas do Carnaval Daniela Mercury, Ivete Sangalo e Cláudia Leite. Eis que salta Daniela com suas músicas representativas do povo baiano e deliciosas de se ouvir e cantar. Ela dizia Luminosa arte, cria de Olodum. Se o amor se reparte, somos todos um e, nesse momento, todos eram uma unidade mesmo. Havia força, fé, canto e alegria ali difundido. Claudinha gritou para todos Água.Tô pedindo.Água. Pode jogar. Água. Essa é a mistura do amor. E essa é realmente a fonte que dá toda a energia para tanta gente pular até amanhecer. E, por fim, Ivete com Mão com mão. Eu, você, curtição. Oh meu pai, se o clima já é de pura curtição..ainda vem a danada e lança mais essa! 
As musas do Carnaval da Bahia

Depois de tudo isso, fala sério, a Bahia não é uma delícia de curtição, de azaração, de mão com mão, boca na boca e alegria de montão? E sabe quem ganhou em 2011?! Foi a música "Liga da Justiça", cujo vídeo você encontra facilzinho no You Tube. Vou ficar de olho em como será este ano e trago mais notícias. Eu adoooro esse clima carnavalesco e essa vontade de se expandir que meus companheiros baianos têm. E você, o que acha de tudo isso?


Um comentário:

Jade Amorim disse...

Ah, essas músicas de hoje em dia é complicada. Sabe que essa da Liga, mesmo a letra sendo Foge, eles cantam Fode né? Super pra ter um duplo sentido! :x

Adorei o post, fiquei por dentro de algumas músicas, apesar de conhecer a grande maioria! rs

Beijos.

Copyright © 2014 | Design e C�digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo