sábado, 28 de abril de 2012

E é só aqui no Brasil?

Não me esqueço de quando, em uma aula de atualidades para o vestibular, o professor mostrou a foto de um lugar bem pobre e perguntou se sabíamos onde aquela foto teria sido tirada. Então, a maioria dos alunos disse ser no Brasil e, assim, o professor questionou o porquê dessa certeza. A resposta veio imediatamente de um jovem no meio da turma que gritou: - Por causa da eternite! Todos riram nesse momento e o professor manifestou rápida indignação. Desse modo, os aplausos reinaram naquela sala e a aula continuou. Eu ri durante dias, pois havia chegado à mesma conclusão que ele por causa das telhas de amianto. Como pode pensarmos que só aqui no Brasil há situações como essas? Lugares como esses? E telhas de amianto? Será que não há em nenhum outro lugar ou é algo que já está estigmatizado? São questionamentos importantes e que não podemos deixar de fazer.


Em um outro momento, ouvi duas pessoas conversando o seguinte ao assistir o Jornal Nacional:
- Ué, uma mulher caiu no buraco?
- Foi, mas não é aqui no Brasil.
E, então, eu me pergunto a razão de haver implícito o fato de pensarmos que coisas como essas só podem acontecer no Brasil. Há algo cristalizado em nossa cultura que nos permite ver tais acontecimentos como próprios deste país. Há desastres que são a sua cara, bem como a pobreza, a questão da falta de segurança e a saúde péssima que definem esse lugar tão marcado pelo carnaval, mulher bonita e futebol.


É bom pararmos para refletir a respeito disso, dessa nossa visão acerca do lugar onde vivemos. Certo que os alunos acertaram quando falaram que a foto era no Brasil, mas será que é só aqui que tem favelas e telhas de amianto? E quanto à mulher que caiu no buraco na China? Foi na CHINA, não foi aqui. Inconcebível para um brasileiro pensar nisso, não é? E não vou mentir: eu também tive as mesmas conclusões apontadas acima. Mas sabe porque? Por que fomos criados diante disso, dessas situações, assistindo todos os dias na televisão cenas como essas. É assim mesmo, não adianta correr: nossa mente está direcionada neste ponto e pronto! O melhor é ir desmitificando isso e se abrindo para novos horizontes.


4 comentários:

Rebeca dos Anjos disse...

Pois é.

O que falta no Brasil, eu acho, é criticar de forma construtiva. Todo mundo reclama e pouco faz...

Beijos, querida!

Carlos disse...

é típica essa visão de quem acha que pobreza e afins só existem no brasil. visão colonizada e muito limitada. chega quase a ser fascista.
mas é engraçado que gente que se acha tão inteligente é, na verdade, tão ignorante.

S.M. disse...

Verdade, Lu... confesso que quando vi esse vídeo eu pensei "e dizem que coisas assim só acontecem no Brasil" é nossa cultura carregada de preconceitos e de ideias retrógradas sobre nós mesmo! Boa, Luzinha! Mais uma vez, muito boa!

Secreta disse...

Creio que nenhum país passa ao lado da pobreza, ou ao lado das coisas más! Existe um pouco disso por todos os países.

Copyright © 2014 | Design e C�digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo