quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Quando a televisão dita o Horário de Verão



Alguns celulares já mudaram automaticamente, outros estavam no fuso horário que não lhes permitia atualizações. Alguns mudaram o horário no relógio e outros tomaram os programas televisivos como uma forma de continuar seguindo o horário. No entanto, nem todos os estados brasileiros seguiram a este famoso Horário de Verão. A Bahia, por exemplo, continua com o seu horário normalmente, mas isso não significa muito quando a televisão transmite outra e quando as pessoas "vivem" em função dela. 

Apesar do advento da internet, na maioria das casas o meio midiático que mais reina ainda é a televisão. Diante disso, como não marcar seus horários conforme a programação que ela oferece? Na Bahia, o dia de muita gente, com certeza, se tornou mais curto - mesmo que o estado não tenha aderido a essa atualização temporária de fuso horário. Conheci uma pessoa que almoça às 11h porque já está passando Encontro com Fátima Bernardes e, por esquecer, acredita que já é meio dia. Sem contar que o café da manhã também seguiu uma outra programação e passou a ser mais cedo. À noite, na hora da novela Império (Sim, em muitas casa, a Globo é quem domina), a cama já está aquecida. O resultado disso é um dia mais curto e uma noite de sono bem maior. 

Diante disso, fico me questionando sobre a influência dos meios televisivos em nosso cotidiano. Já pensou se eu me programasse segundo os programas? E se minha rotina dependesse disso? No caso citado, isso não é tão intenso assim - apesar de ser bem ilustrativo para o tema suscitado - mas é bom refletirmos um pouco sobre até que ponto estamos nos permitimos porque a vida, amores, precisa ser sinônimo de liberdade e liberdade significa não se prender a nada e ter seu próprio tempo.

Nenhum comentário:

Copyright © 2014 | Design e C�digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo