segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Nidação: um processo que antecede a gravidez.



- Fui transar agora e ele colocou o dedo no meu cu.  De repente ficou tudo molhado, quando fui ver, era a menstruação que desceu. E ela veio marrom, não vermelha e é tipo uma gosma.
- Isso pra mim não é menstruação e, sim, nidação que algumas mulheres têm no início da gravidez.
- Fiquei apavorada!

E foi após essa conversa entre duas lindas que um assunto veio à tona e, com ele, a vontade de pesquisar e compreendê-lo melhor. Afinal, o que é nidação? Eu sabia que a mocinha não precisava ficar tão apavorada, visto que eu nunca engravidei e já tive sintomas parecidos com esse. No entanto, seria preciso entender que além desses sintomas, há algo que o ocasiona. A partir de uma boa busca por sites confiáveis, passei a saber o que vem a ser nidação e nada mais justo do que compartilhar com vocês, não é?

A nidação acontece quando o óvulo fecundado (zigoto ou embrião) chega ao útero. Para entender isso, vamos recapitular: depois de você dar umazinha no período fértil e sem camisinha ou uso correto do anticoncepcional, o zigoto vai para a Trompa de Falópio e depois chega ao endométrio por meio do útero. É lá, no endométrio, que ele será implantado e ficará por nove meses. Neste momento, há uma alta concentração de progesterona e o endométrio fica mais espesso. Inclusive, é a escamação dele que resulta na menstruação como uma forma de dizer que não houve fecundação do óvulo. É isso: quando o embrião fixa no endométrio, ocorre o que conhecemos como nidação e, daí em diante, forma-se a placenta e o hormônio da gravidez, HCG - Gonadotrofina Coriônica Humana, começa a ser produzido.

Depois de todo esse processo, qualquer exame de farmácia que você fizer vai apontar gravidez à vista. O prazo médio para a ocorrência da nidação é de 7 a 15 dias, mas, em caso de ovulação tardia, algumas mulheres fogem à regra e em outros casos, a nidação pode ser confundida com algum corrimentozinho pré ou pós menstruação ou até mesmo como um efeito do uso contínuo de anticoncepcional - como foi o meu caso. A nidação se apresenta como pequenos sangramentos de cor amarronzada, rosada ou aguada e duram, no máximo, três dias. Além disso, apresenta cólicas parecidas com as menstruais e leves pontadas no baixo ventre. Portanto, antes de se desesperar, vá ao médico ou espere um pouco mais para depois fazer o exame e saber qual a conclusão da história.


Nenhum comentário:

Copyright © 2014 | Design e C�digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo